lembranças

Era pequenina e lembro-me que adorava o Jardim da Celeste, os cereais dos netos do tio Patinhas mham, adorava andar fora de casa, monte fora na bicicleta,  doeu muito quando uma lata estava a arder eu mexi-lhe com um pau e ela ao cair joguei-lhe as mãos e queimei as duas palmas, sentei-me na sala junto da aparelhagem da minha irmã, a ouvir Anjos, adorava sentar-me no chão perto de um montezinho de areia na rua e brincar com os carrinhos e animais de zoo que eu tinha, adorava subir aqueles montes de areia da construção civil do vizinho da frente e descê-las de skicu xD.  
Eu cheguei a costurar, a levantar-me para fazer sopas de tomate quando a minha mãe não podia, varria a casa e a rua, mas isto só em pequena, parece que na idade de inocência é que somos mais obedientes. :\ Tinha a mania de ficar até de noite na rua a brincar, a minha mãe para me chamar para casa tinha de inventar que estava um crocodilo na escuridão atrás de alguma cabana, barraca ou das silvas, sei que quando muito pequena ainda havia umas canas à frente de minha casa, eu costumava ir lá para o meio e por lá andava, andava em cima da capoeira dos pombos e às vezes nas telhas aleijava-me quando me sentava, era teimosa e não parava quieta. Tinha muitos amigos? Não, nem nunca fui a grandes festas de aniversário, ninguém me convidava era distante dos meus colegas de escola, brinquei muitos anos foi com o meu primo, mas acho que lhe causava alguns arranhões, ele era mais pequeno que eu. Fui a um único casamento, foi bonito eu de vestidinho, ora. Coisa rara. Lembro-me até hoje, que um dos meus bolos de aniversário de quando era mesmo muito pequenina tinha aquele urso castanho que se vestia a escuteiro, a sua roupa era verde, mas até hoje não recuperei nem imagens espalhadas pela net nem o seu nome, não me recordo. Eu devorava o Batatoon sempre que chegava da escola primária. Lembro-me de ter uma batedeira rosa pequena de brincar onde batia ovo com cacau, eu deliciava-me com aquela mistura e ainda tive um monte de brinquedos, para brincar com plasticina, um fogão para cozinhar a brincar, as barbies que muitas vezes não ficavam inteiras, mas serviam para as minhas histórias. Nunca me faltou nada. Era completamente viciada em Pokemón *.* Chateei durante muito tempo para me comprar o GameBoyColor e quando pôde ela fez-me essa vontade, agarradinha aquilo andava eu a capturar pokemóns, mas o primeiro jogo foi o MarioTennis, coleccionava tazos e matutanos. Sempre gostei de coisas antigas, hoje guardo uma caixa que era da minha mãe com moedas de escudos e réis. Lia banda desenhada do pato donald, mickey e da Turminha da Mónica. Um dos filmes que mais gostei até hoje foi o Bambi *.* Os clássicos da Disney são os melhores, talvez por serem grandes clássicos mesmo e por ter tido a oportunidade de os desfrutar enquanto criança. Tive vários livros de pintar, li o patinho feio como tantos meninos. Compreendia aos poucos o sentidos das palavras. Sou do tempo dos escudos, do Dartacão, do DragonBall, da Carrinha Mágica, dos Teletubbies, das Navegantes da lua, do Digimon, do tempo em que se jogava Hugo, os jogos de cartas ainda eram só entre amigos. E eu insistia com a minha mãe para jogar Uno comigo. Era livre, era um tempo em que a Internet ainda era um grande mistério para a minha cabeça, mas era divertido das vezes raras em que a minha turma foi levada a um local com muitos pc's nós começávamos a desvendar mistérios e os jogos eram giros e atractivos. Sei que chorei depois de perder um jogo de mão do galo, eu lá me distraia à beira da estrada com a minha mãe a jogar ao galo à espera do Táxi todas as manhãs que tinha de ir para a escola, mas ainda sei que houve muitas vezes que ela me ia levar ou buscar no bolinhas dela, um Volkswagen Polo vermelho, ainda anda : b. O tetriz, pac-man eram jogos de eleição. Ainda me recordo do João Baião apresentar um programa com o ratinho Topo Gigio. Via Flor do Mar. Adorava ouvir o Álbum "Perdoa-me" dos Anjos. Entre outros Jardins Proibidos do Paulo Gonzo, Santa Maria, Fala-me de Amor dos Santos e Pecadores, Povo que lavas no rio, Amália Rodrigues, João Pedro Pais, Rita Guerra, Beto, Pedro Abrunhosa. O chocolate Lion *.* (infelizmente já não sabe como antes). O Titanic foi um fenómeno inegável. Tinha porquinhos da índia,coelhos, galinhas, patos, pombos. Apanhava-se caracóis para cozinhar e o meu pai fazia-os tal como fazia uma pucaras muito boas. Tive piriquitos, chegaram a procriar mas tive um acidente com o lindo bebé branquinho, ups :c Cheguei a ter muitos gatinhos, e tive uma gatinha linda que teve 2 filhotes lindos, mas infelizmente todos terminaram no mesmo local, à beira da estrada. No verão ou em tempo quente punha-me dentro de um tanque de lavar roupa antigo  : D. Tenho saudades desses tempos, de abraçar a mãe, dar beijinhos na face da mãe, de dormir com a mãe, abraços à mãe. Acordar de manhã e deitar-me nas cadeiras de madeira na cozinha enquanto a minha mãe preparava uma açorda de tomate ou de alho para o meu pai e lhe preparava o almoço, de à noite enquanto a minha mãe ainda estava pela cozinha ou passava a ferro eu sentar-me ao canto da entrada da cozinha e balançar de sono. De me empoleirar na porta da sala e balança-la para lá e para cá com o meu peso. Ai e a farinha Milupa *.* 
Tentei ter peixinhos também, mas parece que era mais fácil ficarem a flutuar, não sei o que corria mal, mas não deu certo. A terra, sentir a terra, andar descalça, cheguei a cultivar umas coisinhas, ia à horta para roubar uns pepinos e chegava a casa descascava, partia-os em 4 e comia-os com sal. Adoro *.*  Não ia a shoppings, ia a feiras. Os anos foram passando, outra escola, chegou a XBOX que foi o suficiente para me prender mais em casa, jogar Midtown Madness e GTA Vice City, depois veio o meu primeiro computador, isso foi a catástrofe com a Internet ADSL. Passou-me o Alcatel azul pelas mãos, e o tão famoso Nokia 3310, passou o Siemens A50 e mais uns anos já era um SonyEricsson. O primeiro mp3. Comecei a escrever, num blog, era viciada nos Morangos com Açucar por isso criei o blog Morangólicos, chegou a ter sucesso. Tinha o meu contacto com linguagem html e aprendia sozinha umas coisinhas. Conhecia o mirc, mas nunca foi coisa que servi-se, quando se conheceu o messenger ai as coisas foram mudando e evoluindo. 
Via Lilo e Stich, Zorro, Anjos de Charlie,, Jack Chan, Heidi e Marco, Barbie, Rei Leão, Hakuna Matata, o programa buéréré, Spider Man, Superman, Missão Impossível, Anjo Selvagem, entre outros.
Começava por ouvir Evanescence, Linkin Park, Mariah Carey, Rihanna, Sandy e Junior, Ivete Sangalo, Mariah Carey, Britney Spears,Da Weasel. Gostava de ir para o brejo em pequenina com a minha mãe e enquanto ela apanhava fruta ou batatas entres outros eu punha-me deitada sobre a terra em cima ou dentro de uma saca. As surpresas do ovo kinder  sempre foram apetitosas especialmente o chocolatinho ^^ 
A praia de São Torpes era a mais bacana e mais próxima a seguir da baía de Sines e da costa perigosa do Norte. Há! A minha irmã quando eu ainda muito pequena adorava fazer-me coceguinhas na barriga, malandra! A loiça de barro, as faixas azuis nas paredes caiadas de branco típicas do Alentejo, aquele manto verde no Verão, a mistura de cores na Primavera (em que podia depenar os Malmequeres) ou as cores das folhas secas espalhadas no chão no Outono. Os Invernos sempre foram frios, tinha e tenho medo dos trovões, é coisa que não gosto de ouvir. A linguiça alentejana, o pãozinho alentejano, as carcaças, e aqueles bolos que por lá se faziam naquela altura em que a carrinha branca do padeiro vinha à minha porta. 


Tenho saudades de tanta coisa, e sentia falta de escrever sobre o que me vou relembrando, não queria deixar isto perdido, e acredito que apesar de estar tudo muito misturado, eu entendo cada palavra : D
E já alguém dizia que "recordar é viver".




<3


P.S. Não fui para os escuteiros, não fui para nenhuma actividade, não tive num infantário, não tive amas, mas tive a oportunidade que muita pouca gente têm que é de ser criado desde pequenino e durante os primeiros anos pela própria mãe. Se trocava isso por uma cresce? Não o colinho da mamã é sempre melhor, mas reconheço que hoje em dia aqueles que vão para a cresce cada vez mais tem um desenvolvimento diferente, mas eu desenvolvi-me na mesma.

Comentários

Mensagens populares